Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu vou indo

Porque alguém tem de ser o primeiro a explorar, ver ou partir para se poder chegar, conhecer ou usufruir. Eu vou indo...

Eu vou indo

Porque alguém tem de ser o primeiro a explorar, ver ou partir para se poder chegar, conhecer ou usufruir. Eu vou indo...

Mesa de fim de semana

Fim de semana é, desde longa data, associado a um belo e saboroso assado. Seja frango, peru, porco ou vaca, a degustação é sempre unânime:hummmmmm!

Desta vez, foi um belo naco de carne de vaca que fez as delícias cá de casa, devidamente acompanhado de batatas assadas e ervilhas.mesa.jpg

Comece por escolher um pedaço de carne de vaca ou de novilho. Quanto mais tenro melhor. Eu utilizei um naco de bife da alcatra.

Aqueça o forno a 200ºC.

Num tabuleiro de ir ao forno, tempere o fundo com azeite, sal, pimenta, coentros e tomilho secos. Role o pedaço da carne nesta mistura até este ficar bem impregnado e evidenciar esta crosta.

Aqueça bem uma frigideira ou um tacho alto (para evitar sujar muito o fogão) com um fio de azeite e sele a carne de todos os lados.

Enquanto isso, descasque umas batatas e corte-as em cubos. Num tabuleiro, tempere-as com azeite, sal, pimenta, alhos e coentros e coloque-as no forno.

Depois de selada a carne, retire-a do lume e coloque-a, novamente, no tabuleiro inicial em cima de uma cabeça de alho que, entretanto, cortou ao meio e juntou ao resto dos temperos iniciais.

Coloque a carne no forno.

Leve, novamente, a frigideira ou o tacho em que selou a carne ao lume e junte-lhe um bom copo de vinho branco ou tinto, raspando o fundo e as laterais para soltar os resíduos aí agarrados. Deixe reduzir um pouco o molho e, depois, acrescente à carne que está no forno.

De tempos a tempos, vá virando a carne e regando-a com o molho e mexa as batatas para não se pegarem e para ficarem crocantes.

Quando a acrne estiver no ponto, retire-a do forno e deixe-a repousar à temperatura ambiente, mas mantendo-a quente, durante cerca de 10 minutos.

Enquanto espera, e para não desesperar com a saliva na boca, trate de arranjar os "verdes" para acompanhar.

Aqueça um pedaço de manteiga numa frigideira e, depois desta derretida, adicione ervilhas congeladas. Deixe-as cozinhar uns minutos e retire-as quando estiverem al dente.

Depois de tudo isto, sente-se e disfrute em família desta bela refeição.

Ah! e se por acaso houver sobras, não se preocupe, a carne fica lindamente numa bela sandes.